Mutulu Shakur — 7 coisas que provavelmente você não sabia sobre Mutulu Shakur.

Mutulu Shakur com Tupac Shakur em seu colo a esquerda. 

Conhecido como padrasto de Tupac Shakur, Dr. Mutulu Shakur é médico de acupuntura. Mutulu foi diretor e co-fundador de duas instituições de melhorias da saúde da comunidade negra nos EUA.


Dr. Mutulu Shakur teve seu principal trabalho na área de saúde. Mutulu participou da libertação negra e seu principal trabalho dentro da luta pelos direitos cívis era na área de saúde, entre 1960 a 1980.
Mutulu Shakur foi co-fundador da Republic of New Afrika e co-fundador de duas instituições de melhorias da saúde preta nos EUA. Palestrou sobre suas técnicas e formou especialistas na área. Em 1987, Mutulu Shakur foi preso e condenado.


  • Filho de uma mãe preta e cega, Mutulu soube muito cedo que, para que os pretos alcançassem altos patamares, deveriam controlar as instituições que afetam suas vidas, uma vez que o sistema de serviço social era falho para sua família.
  • Mutulu Shakur participava, desde os 16 anos, da New Afrikan Independence Movement. Como parte desse movimento, Mutulu foi alvo do programa de contra-espionagem realizado pela Bureau of Investigation (COINTELPRO). Esse foi um programa policial secreto usado nos EUA, na década de 60, para destruir instituições revolucionárias. 
  • No final dos anos 60, o Mutulu era politicamente ativo e trabalhava com o Revolutionary Action Movement (RAM), um grupo nacionalista negro que lutava pela autodeterminação negra e pela mudança socialista na América.
  • Ele também foi membro do GProvisional Government of the Republic of New Afrika, que aprovou a fundação de uma New Afrikan (Black) Republic independente e o estabelecimento de um estado negro independente no sul do EUA.
  • Em 1970, Mutulu foi empregado pelo programa Lincoln Detox (desintoxicação) como instrutor de educação política. Seu papel evoluiu para incluir aconselhamento e tratamento de sintomas de abstinência com acupuntura. Mutulu tornou-se certificado e licenciado para praticar acupuntura no Estado da Califórnia em 1976. Eventualmente, ele se tornou o Diretor Adjunto do Programa e permaneceu associado ao programa até 1978. 
  • De 1978 a 1982, o Mutulu foi co-fundador e co- diretor da Black Acupuncture Advisory Association of North America (BAAANA) e do Harlem Institute of Acupuncture.
  • Dr. Shakur lecionou sobre o seu trabalho em muitas conferências médicas e foi convidado para a República Popular da China. Além disso, em seu trabalho para a Comissão Charles Cobb para Justiça Racial para o Conselho Nacional de Igrejas, ele desenvolveu seu programa antidrogas.

Contatos da autora:

Instagram: @heydessax
Medium: @fordessax
contatovasconcelos@outlook.com

0 comentários